Sinistro Automóvel

TEM ALGUMA QUESTÃO?

Em caso de acidente automóvel:

Mantenha a calma.

Vista o colete e, se necessário, efectue sinalização com o triângulo.
A nossa sugestão: Chame sempre as autoridades e, claro, se houver feridos o 112.
Não há dúvidas quanto ao culpado?

Preencha e assine a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA).


Tem dúvidas? Não assine qualquer documento e recolha o máximo de informação possível:


Dos condutores: Contribuinte, Carta de condução, Contacto telefónico e Morada.
Dos veículos: Marca e modelo, matricula, número da apólice de seguro e dados da empresa seguradora.
Das testemunhas: NIF, morada e contacto telefónico.

Se possível, tire sempre fotografias à posição das viaturas, mesmo com um telemóvel.

Faça aqui o Download da DAAA e coloque no porta-luvas da sua viatura.

Como preencher a declaração amigável?


Quando os condutores estão de acordo quanto às circunstâncias em que ocorreu um acidente automóvel é preenchida a DAAA, documento que é feito em duplicado. Além de assinada, a frente da declaração é preenchida de forma a caracterizar e identificar aos intervenientes. O verso corresponde à participação do sinistro. Cada condutor deve entregar o impresso à sua seguradora.

Ver imagem DAAA

Como é regularizado o seu sinistro?
- IDS;
- Reclamação;
- Danos Próprios.

O que é o IDS: Indemnização Directa ao Segurado

O IDS é um acordo entre várias companhias de seguros com vista a regularizar sinistros automóvel de forma célere e simples.
Ao ter um acidente, o lesado não tem que reclamar os seus danos junto da companhia do responsável pelo sinistro. Cada interveniente resolve a situação com a sua companhia de seguros, bastando para tal entregar a participação: DAAA. O que é mais confortável.
A companhia de seguros do condutor "inocente" procede à reparação / indemnização a que o mesmo tem direito, fazendo mais tarde o acerto de contas junto da seguradora do condutor responsável pelo acidente.

Reclamação

Acontece, por norma, nas situações em que não há acordo entre os condutores ou quando não é possível regularizar através do IDS. Vamos, assim, reclamar os danos causados à sua viatura à companhia do presumível responsável. A reclamação é feita através da DAAA, mas neste caso a mesma é entendida como se de um formulário de participação se tratasse. Não há a assinatura de ambos os condutores.

Danos Próprios

Quando tem culpa no acidente ou despista-se sozinho e possui um seguro com as coberturas de danos próprios, por exemplo, choque, colisão, furto ou roubo, é indemnizado.
Mesmo nos casos em que não tem culpa no acidente, mas não pretende aguardar pela seguradora do responsável, pode, de igual forma, regularizar os danos de acordo com as coberturas contratadas. Pode implicar um agravamento da apólice, mas mais tarde, a sua seguradora é ressarcida pelos montantes dispendidos e, nessa altura, procederá ao desagravamento da apólice.
Na maioria dos casos é aplicada uma franquia.

SOBRE

SINISTROS

 

Sinistro Acidentes de Trabalho

O que é um Acidente de Trabalho?


(Art.8.º da Lei 98/2009)

Acidente de trabalho consiste num acidente "que se verifique no local e no tempo de trabalho e produza directa ou indirectamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte".

Desde forma, estão excluídas as doenças naturais e profissionais.

Como proceder?


Numa urgência, chamamos a atenção para o facto do trabalhador ser, antes de tudo, encaminhado para a unidade hospitalar pública mais próxima.
Posteriormente, é efectuada a participação à seguradora, por intermédio dos nossos serviços, sendo as consultas e tratamentos seguintes, caso necessário, efectuados na clínica indicada pela companhia.

Se a lesão for de menor gravidade e que não seja necessário tratamento imediato, o sinistrado pode-se apresentar na clínica indicada, sendo que a participação deve ser feita o quanto antes, se possível no próprio dia.

Quais as prestações incluídas em caso de acidente de trabalho?


Assistência médica e de enfermagem;
Assistência medicamentosa e farmacêutica;
Pagamento dos subsídios de incapacidade permanente ou temporária;
Transporte para local de tratamento;
Fornecimento de Ajudas Técnica.

Nota Importante: Quando o salário declarado à seguradora, para efeitos de pagamento do prémio, for inferior ao real, ou mínimo legal, é o empregador que responde pela diferença relativamente a indemnizações e pensões, e, na sua proporção, pelas despesas de hospitalização, assistência, etc.

 

Sinistro Acidentes Pessoais

Acidente Pessoal é todo o acontecimento fortuito, súbito e anormal originado por uma causa exterior e alheia à vontade da pessoa segura e que nesta produza lesões corporais, incapacidade ou morte.

A participação deve ser feita à seguradora até 8 dias após o acidente, sendo que deverá ser remetido relatório médico onde conste a natureza das lesões e, eventualmente, os dias previstos de incapacidades.

A alta deve também ser comunicada à seguradora.

Sinistro Multirriscos

No caso de ocorrer um sinistro na habitação – um roubo, uma avaria eléctrica, vidro partido (consoante as garantias contratadas) – é essencial evitar ao máximo o agravamento dos danos resultantes do sinistro. No entanto, é muito importante que documente a ocorrência através de fotografias.


Além de se efectuar a participação, com indicação do local, dia e circunstâncias do sinistro, é importante apresentar desde logo o respectivo orçamento.

Nota Importante: Cabe ao segurado provar a veracidade da reclamação, bem como o seu interesse legal nos bens seguros: é o chamado ónus da prova. Desta forma, sugerimos guardar toda a documentação possível, que prove a existência desses bens, por exemplo fotografias e, se possível, os recibos que comprovem a compra dos electrodomésticos, do mobiliário, etc.

 
 

Nosso Horário

LOURINHÃ

Segunda a Sexta: 9h00 às 19h00

Sábados: 10h00 às 12h30

(sem interrupção para almoço)

RIBAMAR

Segunda a Sexta: 9h00 às 19h00

(fecho para almoço das 13h00 às 14h00)

Sábados: 10h00 às 12h30

Encerramos aos fins de semana e feriados.

Fale Connosco

LOURINHÃ

Tel: 261 094 674

Telm: 912 395 649

Fax: 261 094 363

RIBAMAR

Tel: 261 098 928

Telm: 911 766 088

                                        

geral@alfaiategarcia.com

Escreva-nos

© 2018 by ALFAIATE & GARCIA LDA.  Site criado por Infinity Dream Lda - 910 887 225

TEL: 261 094 674

geral@alfaiategarcia.com