DESTAQUES         Sobre         Contactos

Seguro Multirrisco Habitação Cobertura Assaltos


Se tem Crédito Habitação obrigatoriamente tem um Seguro Multirriscos, a questão que se coloca é: terá apenas a modalidade de “Seguro de Incêndio e Elementos da Natureza” exigida por Lei, ou um seguro mais abrangente?


De acordo com a ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), o seguro multirriscos habitação pode garantir:


  • A reparação de danos causados no edifício, na própria fração ou noutras frações por ocorrência de riscos distintos do incêndio como, por exemplo, inundações, tempestades e riscos elétricos;

  • A reparação de danos causados nos bens móveis da habitação;

  • Indemnização por furto ou roubo;

  • A responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (caso seja necessário indemnizar terceiros por danos causados);

  • Indemnizações por morte do segurado ou cônjuge, em consequência de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, quando ocorrida na habitação.

  • Fenómenos sísmicos


O assalto a casas continua no topo dos crimes em Portugal!


Na altura do Verão os assaltos às residências aumentam, sobretudo, no período de férias, em que os proprietários de ausentam das suas casas.

O seguro multirriscos não evita os assaltos, mas cobre danos provenientes de furto ou roubo.



O que está assegurado?


Pagamento, até ao limite do valor fixado nas Condições Particulares de indemnizações por danos sofridos pelos bens seguros em consequência de furto ou roubo, tentado, frustrado ou consumado, quando:



a) Praticado com arrombamento - das portas exteriores, telhado, janelas ou paredes, sobrado ou teto do imóvel - escalamento ou chaves falsas;

b) Praticado por quem se introduza furtivamente ou a ocultas no local do risco ou nele se haja escondido para o efeito;

c) Praticado com usurpação de título, uniforme ou insígnia de empregado público, civil ou militar, ou alegando falsa ordem de autoridade pública;

d) Praticado com violência contra as pessoas que trabalhem ou se encontrem no local do risco, ou através de ameaças com perigo eminente para a sua integridade física ou vida, ou pondo-as, por qualquer forma, na impossibilidade de resistir.




Deve estar agora a questionar-se qual o valor de um seguro multirriscos habitação. Para encontrar a melhor apólice do mercado em termos de coberturas pedimos-lhes para responder a um questionário AQUI para que junto das 10 melhores seguradoras do mercado possamos analisar a melhor relação qualidade preço.


O preço de uma apólice depende de vários fatores: as características do imóvel (tipo de construção, andar, etc.), a localização (com maior ou menor risco sísmico), se é uma habitação permanente ou casa de férias. Por exemplo, se tem um imóvel isolado ou desabitado mais de 60 dias por ano, prepare-se para pagar um prémio mais alto. O mesmo acontece se exercer uma atividade profissional ou comercial na habitação. O ano de construção e o estado de conservação também influenciam o preço do seguro. Ao contrário, se tem um sistema de proteção contra roubos ou de deteção e extinção de incêndios, fechaduras de segurança (com trancas), grades nas janelas ou portas blindadas, pode obter um desconto até 30%, no prémio anual da cobertura de recheio. É, por isso, importante, quando preencher a proposta, discriminar todos os meios de que dispõe. Ter um porteiro ou um guarda permanente no edifício permite ainda, em algumas seguradoras, uma redução no prémio da cobertura-base.


Se tem um seguro multirriscos habitação feito no banco, aconselhamos a que analise quais as coberturas e prémios que tem contratualizados, já que, normalmente, o seguro é ajustado ao valor do crédito em divida e não ao valor real do imóvel. Vejamos um exemplo:

Aquando do crédito bancário contraímos um seguro multirriscos pelo valor do empréstimo a 20 anos. No primeiro ano o seguro protege 100% do valor do imóvel. Se nunca atualizarmos este valor, ao fim de 10 anos só estaremos a salvaguardar 50% da habitação. Se neste caso tivermos um incêndio, com perda total do imóvel, o seguro só vai pagar 50% do valor do mesmo.




Fale connosco!

geral@alfaiategarcia.com | 261094674


A Alfaiate & Garcia é uma seguradora multimarca, Mediador de Seguros no Ramo Vida e Não Vida | ASF 417456978