
A mudança de temperatura fez com que o vidro da janela da sala partisse, o meu seguro multirriscos habitação cobre? Um pico de eletricidade queimou o motor do frigorifico, o seguro multirriscos cobre? O meu cão comeu as galinhas da vizinha, o seguro cobre?
São muitas as questões que se colocam quando falamos do seguro multirriscos e as suas coberturas em acidentes domésticos. Na maioria dos casos a resposta é NÃO!
Sobretudo se tivermos a falar de seguros associados ao crédito habitação, feitos na entidade bancária, que se limite ao obrigatório por lei: situações de incêndio.
A boa noticia é de que já há muitos seguros no mercado que lhe oferecem o “SIM”, isto é, que asseguram o recheio e até os estragos causados a terceiros, provocados pelas crianças ou o cão lá de casa, por exemplo.
De acordo com a ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), o seguro multirriscos habitação pode garantir:
A reparação de danos causados no edifício, na própria fração ou noutras frações por ocorrência de riscos distintos do incêndio como, por exemplo, inundações, tempestades e riscos elétricos;
A reparação de danos causados nos bens móveis da habitação;
Indemnização por furto ou roubo;
A responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (caso seja necessário indemnizar terceiros por danos causados);
Indemnizações por morte do segurado ou cônjuge, em consequência de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, quando ocorrida na habitação.
Fenómenos sísmicos.
O seguro multirriscos tem normalmente um conjunto de coberturas pré-determinadas, sendo possível adicionar outras coberturas complementares. O prémio é calculado em função das coberturas contratadas.
Chamo a atenção para uma análise criteriosa dos bens que temos em casa e respetivo capital que pretendemos salvaguardar.
Se fizermos obras no imóvel, devemos reajustas o valor do seguro ao novo valor do imóvel, para garantir que este continue salvaguardado a 100%.
Um seguro feito no banco, normalmente, tem este senão associado, ou seja, o seguro é ajustado ao valor do crédito em divida e não ao valor real do imóvel. Vejamos um exemplo:
Aquando do crédito bancário contraímos um seguro multirriscos pelo valor do empréstimo a 20 anos. No primeiro ano o seguro protege 100% do valor do imóvel. Se nunca atualizarmos este valor, ao fim de 10 anos só estaremos a salvaguardar 50% da habitação. Se neste caso tivermos um incêndio, com perda total do imóvel, o seguro só vai pagar 50% do valor do mesmo.
Ter um seguro multirriscos é muito importante, mas saber que seguro temos e qual o valor da cobertura é ainda mais importante.
Mas como saber que seguro escolher?
Opte por uma agência de seguros multi-marca. Deste modo garante um esclarecimento e comparação entre os diferentes seguros presentes no mercado. Além disso tem a possibilidade de fazer várias simulações num único local - simule já!
A Alfaiate & Garcia é uma seguradora multimarca, Mediador de Seguros no Ramo Vida e Não Vida | ASF 417456978
Contacte-nos sem compromisso geral@alfaiategarcia.com | 261094674