DESTAQUES         Sobre         Contactos

FAQ sobre seguros automóveis


Qual a importância do seguro automóvel?

O proprietário ou o condutor de um veículo são responsáveis pelos prejuízos que este possa causar e em caso de acidente podem ter de pagar indemnizações elevadas. Para proteger os interesses dos lesados, que têm direito a que os seus prejuízos sejam pagos, independentemente de o responsável pelo acidente ter ou não condições financeiras para o fazer, é obrigatório o seguro de responsabilidade civil dos veículos terrestres a motor e seus reboques.


Quais as consequências da falta de seguro?

Um veículo para o qual não foi contratado seguro de responsabilidade civil encontra-se numa situação ilegal. Por lei, o veículo pode ser apreendido e o seu proprietário pode ter de pagar uma coima. Em caso de acidente, o condutor ou proprietário do veículo podem ser responsabilizados pelo pagamento das indemnizações devidas aos lesados.


Os seguradores podem recusar-se a celebrar o seguro obrigatório?

Podem. No entanto, existe uma forma de ultrapassar essa recusa. Quem não conseguir a aceitação do seguro obrigatório em, pelo menos, três seguradores, deve exigir a cada um a respectiva declaração de recusa. Os seguradores são obrigados a fornecer esta declaração. De seguida, deve contactar a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, que lhe indicará, depois de receber os documentos necessários, qual o segurador que fica obrigado a aceitar o seguro e o preço que lhe será cobrado.


O que cobre o seguro obrigatório?

O seguro obrigatório assegura o pagamento das indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros e às pessoas transportadas, com exceção do condutor do veículo.


É possível fazer um seguro “contra todos os riscos”?

Apesar de se ouvir frequentemente falar em “seguros contra todos os riscos”, nenhum contrato de seguro cobre todos os riscos. Geralmente, esta designação refere-se ao seguro que cobre também os danos próprios. Este tipo de seguro cobre os danos sofridos pelo veículo seguro, mesmo nas situações em que o condutor seja responsável pelo acidente. Entre as coberturas que podem ser contratadas, destacam-se:


  • Responsabilidade civil complementar: Cobertura complementar de Responsabilidade Civil para além do montante legalmente exigido.

  • Ocupantes: Assegura ao condutor e ocupantes do veículo seguro o pagamento de indemnizações em caso de morte ou invalidez permanente, despesas de tratamento e de funeral resultantes de acidente de viação, no limite dos capitais contratados.

  • Assistência em Viagem: Garante a assistência a pessoas e ao veículo seguro em caso de acidente ou avaria, 24 horas por dia.

  • Proteção Jurídica: Garante o apoio jurídico para defesa das Pessoas Seguras em processos de natureza penal ou de reclamação pelos prejuízos que lhe foram causados em consequência do acidente.

  • Veículo de Substituição: Suporta as despesas com o aluguer de um veículo em caso de avaria ou sinistro do veículo seguro.

  • Quebra de Vidros: Inclui os prejuízos resultantes da quebra de vidros, desde que os danos se limitem exclusivamente aos vidros do veículo.

  • Furto ou Roubo: Garante a indemnização em caso de perda da posse, destruição ou deterioração do veículo, por motivo de furto, roubo ou furto de uso (tentado, frustrado ou consumado).

  • Incêndio, Raio ou Explosão: Compreende os danos causados ao veículo seguro em consequência

  • de incêndio, raio ou explosão, quer o veículo se encontre em marcha, parado ou estacionado.

  • Fenómenos da Natureza e Queda de Aeronaves: Garante os danos provocados ao veículo em consequência de tufões, ciclones e tornados, queda de árvores, telhas, chaminés, muros ou edifícios resultantes da ação de ventos tempestuosos, inundações provocadas por trombas de água ou queda de chuvas torrenciais.

  • Choque, Colisão e Capotamento: Assegura os prejuízos ou danos que o veículo seguro sofra em consequência de choque, colisão e capotamento.

  • Greves, Tumultos, Comoções Civis, Vandalismo e Atos de Terrorismo: Garante a reparação dos danos provocados por ação humana direta e voluntária, com o exclusivo intuito de danificar o veículo seguro.

  • Privação de Uso por Sinistro: Garantia complementar à cobertura de Veículo de Substituição, em caso de sinistro.


O preço do seguro é igual em todos os seguradores?

Cada segurador é livre de fixar os seus próprios preços incluindo o do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Factores como a idade do veículo, a idade do condutor e há quantos anos tem a carta de condução podem influenciar o preço do seguro.


Quer saber qual a seguradora que tem melhores condições para sua situação? Contacte-nos, a Alfaiate & Garcia é um agente de multimarca, que pode apresentar-lhe simulações em mais de 10 seguradoras diferentes - compare aqui


Alfaiate & Garcia Lda - Mediador de Seguros no Ramo Vida e Não Vida | ASF 417456978

Contacte-nos sem compromissos: geral@alfaiategarcia.com | 261094674

CONTACTOS

_____________________________

Escritório Lourinhã

Av. António José de Almeida

14A, 2530-113 Lourinhã

(ver no mapa)

Horário: 9h - 19h, dias úteis

sem interrupção para almoço,

Sábados 10h - 12h30.

966 364 039

911 766 088

 

_____________________________

Escritório Ribamar

Av. da Liberdade 121,

2530-628 Ribamar

(ver no mapa)

Horário: dias úteis 9h - 13h

14h - 19h,

Sábados 10h - 12h30.

917 440 669

912 395 649 

MAIS INFORMAÇÃO

_____________________________

 

 

 

 

 

Email de reclamações

reclamacoes.alfaiategarcia@outlook.pt

 

 

Email de contacto RGPD

dpo@alfaiategarcia.com

livro_de_reclamações-branco-fundo-az

SIGA-NOS

_____________________________

CONTACTE-NOS

_____________________________

_____________________________

geral@alfaiategarcia.com

  • Branca Ícone LinkedIn

COMPANHIAS

_____________________________

Prancheta 5@2x.png
Prancheta 8@2x.png

Sobre    Parceiros    Contactos    Política de Privacidade e Proteção de Dados

Copyright © 2020 Alfaiate & Garcia Lda. Todos os direitos reservados.