Simular o Meu

Seguro Vida Crédito

Simular o Meu

Seguro Multirriscos

Habitação

Quais os seguros obrigatórios e facultativos?

 

Há dois seguros associados à compra de habitação de carácter obrigatório: Seguro de Vida e o Seguro Multirriscos.

Seguro de vida crédito habitação | seguro obrigatório por Lei

Este seguro garante ao banco que lhe emprestou o dinheiro recebê-lo por via do seguro, em caso de morte ou acidente grave que o impeça de continuar a pagar o empréstimo.

O seguro vida crédito habitação é uma exigência legal e os bancos incluem-no sempre nos seus contratos de empréstimo habitação.

O que não lhe disseram é que, desde 2009, qualquer cliente pode subscrever o seguro vida crédito habitação numa seguradora.

Para poupar centenas de euros no seu seguro vida crédito habitação só tem de escolher a seguradora que lhe faz as melhores condições. O conselho que lhe damos é que recorra a uma seguradora multimarca, assim, conseguirá, num só dia e num só local, fazer uma análise das diferentes condições e preços do seguro vida crédito habitação.

Certamente que terá a questionar-se quanto ao seu spread. Será que vai aumentar se trocar o seguro vida crédito habitação que fez no banco por uma seguradora?

Por vezes aumenta, mas ainda assim pode poupar até 600€ por ano no seu seguro vida crédito habitação.

Simular agora – seguro vida crédito habitação

Seguro Multirriscos-habitação | seguro obrigatório por Lei

Na realidade, o seguro obrigatório por Lei é o seguro de incêndio - obrigatório para os edifícios em regime de propriedade horizontal, na modalidade de “Seguro de Incêndio e Elementos da Natureza”.

Os bancos tradicionalmente propõem a contratação do Seguro Multirriscos-Habitação, onde está incluída a cobertura de incêndio. Como o próprio nome indica, o Seguro Multirriscos-Habitação é mais abrangente, incluindo coberturas para outros riscos além do incêndio, como sejam, por exemplo, inundações, roubo, aluimento de terras e tempestades.

A mudança de temperatura fez com que o vidro da janela da sala partisse, o meu seguro multirriscos habitação cobre? Um pico de eletricidade queimou o motor do frigorífico, o seguro multirriscos cobre? O meu cão comeu as galinhas da vizinha, o seguro multirriscos habitação cobre?

São muitas as questões que se colocam quando falamos do seguro multirriscos e as suas coberturas em acidentes domésticos. Na maioria dos casos a resposta é NÃO! Sobretudo se tivermos a falar de seguros associados ao crédito habitação, feitos na entidade bancária, que se limite ao obrigatório por lei: situações de incêndio.

A boa notícia é de que já há muitos seguros no mercado que lhe oferecem o “SIM”, isto é, que asseguram o recheio e até os estragos causados a terceiros, provocados pelas crianças ou o cão lá de casa, por exemplo.

De acordo com a ASF  (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), o seguro multirriscos habitação pode garantir: 

  • A reparação de danos causados no edifício, na própria fração ou noutras frações por ocorrência de riscos distintos do incêndio como, por exemplo, inundações, tempestades e riscos elétricos; 

  • A reparação de danos causados nos bens móveis da habitação; 

  • Indemnização por furto ou roubo; 

  • A responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (caso seja necessário indemnizar terceiros por danos causados);

  • Indemnizações por morte do segurado ou cônjuge, em consequência de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, quando ocorrida na habitação. 

  • Fenómenos sísmicos

O seguro multirriscos tem normalmente um conjunto de coberturas pré-determinadas, sendo possível adicionar outras coberturas complementares. O prémio é calculado em função das coberturas contratadas.

Chamamos a atenção para uma análise criteriosa dos bens que temos em casa e respetivo capital que pretendemos salvaguardar.

Se fizermos obras no imóvel, devemos reajustas o valor do seguro ao novo valor do imóvel, para garantir que este continue salvaguardado a 100%.

Um seguro feito no banco, normalmente, tem este senão associado, ou seja, o seguro é ajustado ao valor do crédito em divida e não ao valor real do imóvel. Vejamos um exemplo:

Aquando do crédito bancário contraímos um seguro multirriscos pelo valor do empréstimo a 20 anos. No primeiro ano o seguro protege 100% do valor do imóvel. Se nunca atualizarmos este valor, ao fim de 10 anos só estaremos a salvaguardar 50% da habitação. Se neste caso tivermos um incêndio, com perda total do imóvel, o seguro só vai pagar 50% do valor do mesmo.

Ter um seguro multirriscos é muito importante, mas saber que seguro temos e qual o valor da cobertura é ainda mais importante.

Mas como saber que seguro escolher?

Opte por uma agência de seguros multi-marca. Deste modo garante um esclarecimento e comparação entre os diferentes seguros presentes no mercado. Além disso tem a possibilidade de fazer várias simulações num único local!

Simular agora - seguro multirriscos habitação

DISPS - Documento de informação sobre produto de seguros

NIPS - Condições Pré-Contratuais